10/10/2025
Uma ampla seleção de filmes dirigidos por mulheres compõe a programação da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Entre documentários, ficções e animações, as 115 obras — presentes em todas as seções do festival —, expressam as diferentes perspectivas e singularidades do olhar feminino no cinema. Há longas premiados nos principais festivais internacionais, novos trabalhos de realizadoras consagradas e títulos de uma nova geração de cineastas.
Dois trabalhos da norte-americana Rebecca Miller também serão exibidos na programação nesta edição. O seu primeiro longa, “Angela: Nas Asas da Imaginação”, de 1995; e seu mais recente trabalho, a série documental “Mr. Scorsese”, sobre a vida e a obra do cineasta Martin Scorsese. A cineasta estará presente na Mostra e participa de uma conversa com o público na exibição de “Angela”.
Entre as produções voltadas às crianças, estão animações como "Papaya", da brasileira Priscilla Kellen, e "Sua Montanha Te Espera", da britânica Hannah Jacobs, que integram a 2ª Mostrinha.
Também é possível conferir três obras da diretora martinicana Euzhan Palcy, que receberá o Prêmio Humanidade. São elas "Rua Cases Nègres" – filme que venceu o Leão de Prata no Festival de Veneza em 1983 –, "Assassinato sob Custódia" (1989), sua incurssão hollywoodiana, e "Siméon" (1992).
Entre os filmes restaurados, os longas nacionais “Tônica Dominante”, de Lina Chamie, e “Um Céu de Estrelas”, de Tata Amaral, integram a seleção. O primeiro, lançado em 2001, retrata três dias na vida de um jovem musicista, enquanto a segunda obra, de 1996, é baseada no romance homônimo de Fernando Bonassi.