Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª Mostra

Encontro de Ideias Audiovisuais, promovido pela Mostra, chega ao quinto ano; confira como foram as mesas e debates

02/11/2025

Juri da 48ª Mostra

O Encontro de Ideias Audiovisuais, promovido pela Mostra, chegou ao quinto ano consolidando um formato que parece honrar sua vocação: realizar encontros, debates e reflexões sobre temas que estimulam e inquietam o mercado audiovisual.

Estruturado em três pilares – Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem –, o Encontro ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e promoveu mesas, debates, painéis, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contaram com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra.

A abertura do evento teve a presença de Charlie Kaufman, roteirista vencedor do Oscar por "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004), em uma conversa na Cinemateca Brasileira, enquanto o encerramento contou com uma masterclass aberta e gratuita do escritor português Valter Hugo Mãe, que assinou a arte do pôster da Mostra este ano. 

CONFIRA O CATÁLOGO DO V ENCONTRO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS 

Acompanhe também o Instagram do evento, @encontrodeideiasav.

 

Confira abaixo como foram as mesas de debate do V Encontro de Ideias Audiovisuais (em atualização) 

 

DIA 1 - 22 de outubro

 

Abertura do V Encontro de Ideias Audiovisuais | SALA GRANDE OTELO

Com Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

 

Screen Brasil: Iniciativa de apoio à distribuição internacional | SALA GRANDE OTELO

Na abertura do Encontro de Ideias, foi apresentado oficialmente o Projeto Screen Brasil, iniciativa inovadora que une a Embratur e o Projeto Paradiso para fortalecer a presença internacional do cinema brasileiro. A ação tem como foco apoiar a distribuição internacional de três longas-metragens de ficção produzidos entre 2024 e 2025, com o objetivo de ampliar o alcance global das obras, promover a cultura brasileira e atrair o interesse do público estrangeiro pelo Brasil. A landing page da iniciativa foi lançada na abertura do Encontro e o regulamento se tornou público naquela noite.

Com Rachel do Valle, Josephine Bourgois, Roberto Gevaerd e Christiano Lima Braga

 

Mesa British Film Institute (BFI) apresenta: Fundos como catalisadores da produção audiovisual independente | SALA GRANDE OTELO

O painel discutiu as novas possibilidades e desafios no financiamento internacional para o cinema e o papel dos fundos e institutos como catalisadores para a inovação e a democratização do acesso ao cinema global, trazendo à tona as práticas e estratégias de duas das principais instituições do setor.

Com Denitsa Yordanova, chefe do UK Global Screen Fund e do International Funds no British Film Institute, e Josephine Bourgois, especialista em Terceiro Setor

 

Masterclass: Charlie Kaufman | SALA PETROBRAS

Roteirista americano vencedor do Oscar por “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004), Charlie Kaufman conversou com o público sobre sua carreira. A mesa aconteceu antes da sessão do longa de animação "Anomalisa" (2015), dirigido por Kaufman e Duke Johnson. 

Com Charlie Kaufman e Eva H.D.

 

DIA 2 - 23 de outubro

 

Coração da Selva apresenta: A inteligência artificial na educação e no trabalho | SALA OSCARITO

Neste encontro, Janaína Augustin e Geórgia Costa Araújo debateram, sob a mediação de Débora Ivanov, as tendências de aplicação da Inteligência Artificial na estruturação do conhecimento, seja de ordem pessoal ou profissional. Este painel foi uma parceria do CineHub com o Instituto +Mulheres e buscou conectar o cinema com o futuro.

Com Janaína Augustín, Geórgia Costa Araújo e Débora Ivanov

 

ABRA e Projeto Paradiso apresentam: A emergência climática em filmes de ficção brasileiros | SALA OSCARITO

Pensada no contexto da COP30, a mesa Clima em Cena trouxe uma pesquisa inédita sobre a frequência e as características de narrativas climáticas e ambientais em filmes de ficção nacionais. Apresentado pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), esse retrato, feito a partir de 33 filmes, foi um convite à reflexão. 

Com Fabiana Leite, Gisele Mirabai e Vinícius Reis. Mediação de Rachel do Valle

 

DOC Canal Brasil apresenta: Os caminhos do documentário brasileiro contemporâneo | SALA OSCARITO

O Canal Brasil lança este ano um canal de streaming dedicado ao documentário brasileiro, o DOC Canal Brasil. O debate, mediado por Marina Person, tratou de formatos, linguagens e possibilidades de distribuição do documentário brasileiro e refletiu sobre a reinvenção do gênero e como o Canal Brasil tem contribuído para isso.

Com Marina Pompeu (Canal Brasil), Renato Terra e Natasha Neri. Mediação de Marina Person

 

TV Quase e Biônica Filmes apresentam: A união de forças em "Choque de Cultura" e "Falha de Cobertura" | SALA OSCARITO

A TV Quase e a Biônica Filmes discutem caminhos e desafios de parcerias estratégicas com Choque de Cultura e Falha de Cobertura, série em quatro episódios. Esta conversa pretende mostrar como a união de forças entre uma produtora consolidada e um grupo independente, pode potencializar a realização de filmes e séries e suas audiências.

Com Fernando Fraiha, Raul Chequer, Leandro Ramos e Daniel Furlan. Mediação de Barbara Sturm

 

Globo Filmes apresenta: Narrativas para novas gerações: o futuro do cinema infantojuvenil | SALA OSCARITO

O painel reuniu produtores especializados em obras voltadas ao público infantojuvenil para discutir os desafios criativos e o potencial desse segmento. A conversa explorou como desenvolver narrativas que dialoguem com diferentes gerações, refletindo sobre a responsabilidade de representar universos diversos e sobre o papel do cinema na formação de novos públicos. Também foram debatidos os impactos da transformação digital no modo como crianças e adolescentes se relacionam com as histórias e como o cinema pode se manter relevante diante das múltiplas telas que compõem o cotidiano dessa audiência.

Com Flavia Costa (Globo), Tiago Mello (Boutique Filmes) e Claudio Peralta (Conspiração). Mediação de Keka Reis

 

FÓRUM MOSTRA - MESA 1: Mundo afora: a relação entre a produção independente e o streaming | SALA OSCARITO

Dos formatos de regulação (ou de não regulação) do setor audiovisual aos variados entendimentos do que é conteúdo local, são muitas as diferenças na forma como a relação entre a produção audiovisual independente e as plataformas de streaming tem evoluído em diferentes países. A partir da presença de players relevantes do mercado internacional no V Encontro de Ideias Audiovisuais, o Fórum organizou esta conversa sobre os modelos de negócio que têm sido adotados em diferentes países. Os debatedores presentes nesta mesa não estão representando oficialmente seus países e nem detalhando, necessariamente, legislações locais, mas sim compartilhando experiências profissionais em um debate que se pretende, sobretudo, um espaço de troca e uma conversa.

Com Emily Morgan (Quiddity, Reino Unido), Yvonne Isimeme Ibazebo (Turnover Films, Reino Unido) e Juan José López (Nadador Cine, Uruguai). Mediação de Ana Paula Sousa

 

FÓRUM MOSTRA - MESA 2: O que é e para que serve, afinal, a tão falada internacionalização? | SALA OSCARITO

O ano de 2025 começou com três conquistas que recolocaram a ideia de internacionalização do cinema brasileiro na ordem do dia: o Oscar ("Ainda Estou Aqui"), o Urso de Prata em Berlim ("O Último Azul") e duas Palmas em Cannes ("O Agente Secreto"). O discurso em torno da necessidade e da possibilidade de internacionalização não tem, porém, nada de novo. Nutrido pelo prêmio recebido em Cannes por "O Pagador de Promessas" (1962), esse sonho ganhou forma nos anos 1960 e nunca mais saiu do horizonte. Por que, então, a “tal da internacionalização” nunca se efetiva de fato, deixando de ser algo pontual para se tornar perene? Que cara deve ter hoje, e a que serve, essa busca pela conquista do mercado externo?

Com Sandro Fiorin (Figa Films), Ivan Melo (Cup Films) e Maria Carlota Bruno (VideoFilmes). Mediação de Ana Paula Sousa

 

DIA 3 - 24 de outubro

 

Mesa: Spcine e convidados apresentam: A importância de instituições e fundos para a circulação mundial e fortalecimento do ecossistema do audiovisual | SALA OSCARITO

O painel propõe uma reflexão sobre o papel estratégico das instituições e dos fundos de fomento na consolidação e internacionalização do audiovisual. Quatro profissionais com trajetórias diversas compartilham suas experiências sobre como políticas públicas, editais e programas de apoio são fundamentais para garantir a produção, a circulação global e a sustentabilidade do setor. A conversa destaca os desafios e conquistas na construção de um ecossistema audiovisual mais sólido, diverso e conectado ao cenário internacional.

Com Denitsa Yordanova (BFI), Tamara Tatishvili (Hubert Bals Fund), Lyara Oliveira (Spcine) e Fiona Pittaluga (Festival de José Ignacio, Uruguai). Mediação de Rachel do Valle

 

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresenta: O Estado de São Paulo e as Políticas Estratégicas para o Setor Audiovisual | SALA OSCARITO

O Secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Henrique de Assis, o Chefe de Gabinete da Pasta, Viccenzo Carone e a Fundadora e CEO da Formata Produções, Daniela Busoli debatem sobre o papel estratégico das políticas públicas para o setor audiovisual. A conversara aborda ainda as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado de São Paulo para o setor, e o papel dos entes federados no estabelecimento de uma política coordenada no âmbito do pacto federativo.

Com Marcelo Henrique de Assis, secretário-executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Viccenzo Carone, chefe de gabinete da pasta; e Daniela Busoli, fundadora e CEO da Formata Produções

 

Andai apresenta: Distribuição e exibição: a criatividade num ambiente de escassez |  SALA OSCARITO

Sob o mote “Distribuição em falta”, a mesa problematiza a escassez histórica e estrutural de investimentos na distribuição e exibição de filmes brasileiros. Além de se debruçar sobre casos exemplares de codistribuição e coinvestimento feitos por fundos privados, o painel reflete sobre as políticas públicas e caminhos alternativos para o setor. 

Com Roberto Lima (Lira Filmes), Fabiana Trindade Machado (Ancine), Emiliano Zapatta e Adriana Rattes (Filmesdo Estação). Mediação de Felipe Lopes (Retrato Filmes)

 

Conspiração apresenta: Cinebiografias: A arte de contar vidas na tela | SALA OSCARITO

Como transportar a essência de uma vida para a tela? Esta mesa propõe um mergulho na fascinante e complexa arte das cinebiografias. Do mito à realidade, da glória ao desafio, como a indústria audiovisual brasileira tem lidado com a tarefa de contar as histórias de figuras que moldaram nossa cultura e história. Com a participação de nomes que são referência no gênero, a mesa discutiu os bastidores da criação, produção e direção de biografias: Clarisse Goulart, diretora executiva de desenvolvimento de projetos da Conspiração, Eduardo Albergaria, diretor de “Nosso Sonho”, Esmir Filho, diretor do sucesso "Homem com H"; e Dandara Ferreira, diretora de “Meu Nome é Gal". Mediação de Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração.

Com Dandara Ferreira, Eduardo Albergaria, Clarisse Goulart e Esmir Filho. Mediação de Juliana Capelini (Conspiração)

 

Petrobras e Vitrine Filmes apresentam - Conectando novos públicos: Curadoria e Formação | SALA OSCARITO

A Sessão Vitrine Petrobras completa 15 anos conectando o cinema autoral a múltiplas gerações. A 6ª edição do Vitrine Lab consolida esse espaço, desenvolvendo profissionais voltados a novas audiências. Discutimos como essa trajetória vem transformando o lançamento comercial de filmes independentes em experiências culturais.

Com Talita Arruda, Paula Gastaud e Letícia Friedrich

 

16h45 – Fórum de Animação: Animação independente: Um sonho possível | SALA GRANDE OTELO

A animação independente Ibero-Americana vive um momento de enorme vitalidade. Neste painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional.

Com Cesar Cabral (Brasil), Paola Becco (Argentina), David Doutel (Portugal), Vasco Sá (Portugal), Rosana Urbes (Brasil) e Celia Catunda (Brasil)

 

Sony Pictures apresenta: O poder da direção de mulheres na sétima arte | SALA OSCARITO

Esta mesa de conversa precedeu a primeira exibição no Brasil do filme "A Incrível Eleanor" (Sony Pictures), dirigido por Scarlett Johansson, que faz sua estreia na direção, e busca oferecer ao público a perspectiva de atrizes que são também cineastas e como essa experiência tem impacto na representação feminina no cinema. A conversa reune duas ícones do cinema brasileiro – a multiartista Barbara Paz e a lendária Helena Ignez – para um diálogo intergeracional sobre a construção da imagem da mulher, a atuação feminina e o poder da direção de mulheres na sétima arte, mediada pela jornalista Flavia Guerra.

Com Helena Ignez e Barbara Paz. Mediação: Flavia Guerra



FÓRUM MOSTRA - MESA 3: A lei manda descentralizar e democratizar. Mas será preciso pulverizar? | SALA OSCARITO

No último edital do Prodecine, linha de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram inscritos 1,3 mil projetos. Desse total, mil tinham como proponentes produtoras que estão estreando ou que fizeram um filme. Em 2023, o FSA realizou 425 contratações de projetos, mobilizando R$ 534 milhões – uma média de orçamento de R$ 1,2 milhão por projeto. Esses números mostram que a descentralização de recursos, prevista em lei e fundamental para a diversidade da produção, tem sido acompanhada de um outro fenômeno: a pulverização. Ao mesmo tempo, embora haja 12 mil produtoras registradas na Ancine, até o fim do primeiro semestre deste ano, cinco filmes responderam por 91% da renda do cinema brasileiro.

Com Karen Castanho (Biônica Filmes), Alfredo Manevy (UFSC) e Vânia Lima (Tem Dendê Produções). Mediação de Ana Paula Sousa