04/10/2025
Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra promove o Encontro de Ideias Audiovisuais, um grande evento do mercado audiovisual para a discussão de ideias e formulação de novos projetos. O evento ocorre entre os dias 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira, e está estruturado em três pilares: Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem.
São quatro dias intensos e 46 horas de programação com mesas, debates, painéis, encontros, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 120 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra.
A abertura, na quarta-feira, dia 22, tem a presença de Charlie Kaufman, roteirista vencedor do Oscar por "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" (2004), em uma conversa na Cinemateca Brasileira. O papo terá ingressos vendidos ao público e acontece antes da sessão de “Anomalisa” (2015), animação de Kaufman e Duke Johnson, que será exibida na programação da Mostra.
O Encontro recebe mais uma vez parceiros internacionais, em consonância com a importância internacional que o mercado vem mostrando. No dia 24, a diretora da Mostra, Renata de Almeida, assina um memorando de cooperação entre os mercados audiovisuais do Brasil e da China, com uma presença massiva de representantes do Festival de Beijing, um dos mais importantes do mundo.
O encerramento, no sábado, dia 25, conta com uma masterclass aberta e gratuita do escritor português Valter Hugo Mãe, que assina o pôster da Mostra este ano. Ele, o cineasta Miguel Gonçalves Mendes e a cartunista Laerte falarão sobre o documentário "De Lugar Nenhum", que Miguel dedicou à vida e à obra do escritor.
O V Encontro terá a presença de Denitsa Yordanova, nova chefe do UK Global Screen Fund e do International Funds no British Film Institute; de Tamara Tatishvili, diretora do Fundo Hubert Bals no Festival de Roterdã; e da produtora britânica Emily Morgan. O BFI é parceiro da Mostra em um projeto conjunto que participa do Ano Cultural Brasil/Reino-Unido 2025-26, uma iniciativa do British Council e do Instituto Guimarães Rosa.
Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público. A participação do público será por meio de credenciamento através do formulário: Inscrição Participante - V Encontro de Ideias Audiovisuais. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. As mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar.
Acompanhe as novidades pelo Instagram do evento, @encontrodeideiasav.
Confia a programação completa.
QUARTA, 22 DE OUTUBRO
19h – Abertura do V Encontro de Ideias Audiovisuais
Com Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
19h20 – Screen Brasil – iniciativa de apoio à distribuição internacional
Na abertura do Encontro de Ideias, será apresentado oficialmente o Projeto Screen Brasil, iniciativa inovadora que une a Embratur e o Projeto Paradiso para fortalecer a presença internacional do cinema brasileiro. A ação tem como foco apoiar a distribuição internacional de três longas-metragens de ficção produzidos entre 2024 e 2025, com o objetivo de ampliar o alcance global das obras, promover a cultura brasileira e atrair o interesse do público estrangeiro pelo Brasil. A landing page da iniciativa será lançada na abertura do Encontro e o regulamento será tornado público nesta noite.
19h50 – Mesa British Film Institute (BFI) e Hubert Bals Fund apresentam: Fundos como catalisadores da produção audiovisual independente
O painel discutirá as novas possibilidades e desafios no financiamento internacional para o cinema e o papel dos fundos e institutos como catalisadores para a inovação e a democratização do acesso ao cinema global, trazendo à tona as práticas e estratégias de duas das principais instituições do setor.
20h30 – Mesa de Abertura para público em geral, com cobrança de ingresso seguido de sessão de filme: Charlie Kaufman
Roteirista americano vencedor do Oscar por “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” (2004) conversa com o público sobre sua carreira. A mesa acontece antes da sessão do longa de animação "Anomalisa" (2015), dirigido por Kaufman e Duke Johnson.
QUINTA, 23 DE OUTUBRO
10h – Welcome coffee
11h-13h30 – Encontros one-to-one
11h – Mesa 1 – Coração da Selva apresenta – Inteligência Artificial na Educação e no Trabalho
Com a mediação de Débora Ivanov, Janaína Augustin e Geórgia Costa Araújo debatem tendências de aplicação da Inteligência Artificial na estruturação do conhecimento, seja de ordem pessoal ou profissional. Este painel é uma parceria do CineHub com o Instituto +Mulheres. Conectando o cinema com o futuro.
12h15 – Mesa 2 – ABRA e Paradiso apresentam: Clima em Cena: A emergência climática em filmes de ficção brasileiros
A Associação Brasileira de Autores Roteiristas apresenta pesquisa inédita sobre a frequência e características de narrativas climáticas e ambientais em filmes de ficção nacionais, no contexto da COP 30, Conferência Mundial sobre o Clima, que ocorre em novembro em Belém. Um retrato e um convite à reflexão a partir de análise sobre uma seleção de 33 filmes nacionais.
13h - Fórum de Festivais I - Democracia e direitos culturais - os festivais como plataformas de cidadania global e soberania audiovisual
Fórum dos Festivais e 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo convidam para o encontro: democracia e direitos culturais, os festivais como plataformas de cidadania global e soberania audiovisual.
13h30 – Mesa 3 – DOC Canal Brasil apresenta: Caminhos Contemporâneos do Documentário Brasileiro
O Canal Brasil lança este ano um novo canal de streaming dedicado exclusivamente ao documentário brasileiro. Com curadoria sensível e criteriosa construída ao longo de 27 anos, o DOC Canal Brasil chega ao mercado com a missão de ampliar o acesso e o debate sobre o gênero. Neste debate mediado por Marina Person, serão discutidos caminhos contemporâneos do documentário brasileiro — seus formatos, linguagens e possibilidades de distribuição. A proposta é refletir como o gênero tem se reinventado e como o Canal Brasil contribui para essa transformação.
14h45 – Mesa 4 – TV Quase e Biônica Filmes apresentam: Choque de Cultura e Falha de Cobertura
A TV Quase e a Biônica Filmes discutem caminhos e desafios de parcerias estratégicas com Choque de Cultura e Falha de Cobertura. Como a união de forças entre uma produtora consolidada e um grupo independente, pode potencializar a realização de filmes e séries e suas audiências.
14h - 17h30 – Encontros one-to-one
15h – Lançamento do livro "Brazilian Horror Cinema in the Twenty-First Century: Neo-Fascism, Disaffection, Resistance", de Cecilia Mello (ECA-USP e CinUSP) e Laura Canepa (UNIP e Belas Artes)
15h - Da Palavra à Ação: Acessibilidade, Audiovisual e Transformação
A acessibilidade no cinema vai além de uma obrigação legal: é uma oportunidade de transformação cultural e social. Este bate-papo convida à reflexão sobre os avanços já conquistados, os desafios ainda presentes e o papel da indústria em tornar a inclusão uma prática contínua. É também um momento para pensar a acessibilidade não apenas como técnica, mas como relação — onde a diversidade surge como ponto de partida, e não apenas como adaptação.
16h – Mesa 5 – Globo Filmes apresenta: Narrativas para Novas Gerações - O Futuro do Cinema Infanto-Juvenil
Produtores discutem os desafios e potenciais do cinema infanto-juvenil, refletindo sobre narrativas que dialogam com novas gerações, diversidade cultural e o papel do audiovisual na formação de públicos em meio às transformações digitais.
17h – Lançamento do livro "O cinema de Walter Hugo Khouri", de Donny Correa
17h – Prisma Queer Network
O Prisma Queer é uma iniciativa independente que celebra e fomenta a produção audiovisual LGBTQIA+ no Brasil e no mundo. Inspirado no prisma, símbolo que refrata a luz em múltiplas cores, o troféu busca representar a pluralidade de olhares e narrativas que o cinema queer traz para a tela.
17h – Momento Canal Brasil
17h15 – FÓRUM 1: Mundo afora: a relação entre a produção independente e o streaming
Dos formatos de regulação (ou de não regulação) do setor audiovisual aos variados entendimentos do que é conteúdo local, são muitas as diferenças na forma como a relação entre a produção audiovisual independente e as plataformas de streaming tem evoluído em diferentes países. A partir da presença de players relevantes do V Encontro, o Fórum organizou esta conversa sobre os modelos de negócio que têm sido adotados em diferentes países. Os debatedores presentes nesta mesa não estão representando oficialmente seus países e nem detalhando, necessariamente, legislações locais, mas sim compartilhando experiências profissionais em um debate que se pretende, sobretudo, um espaço de troca e uma conversa.
18h30 – FÓRUM 2: O que é e para que serve, afinal, a tão falada internacionalização?
O ano de 2025 começou com três conquistas que recolocaram a ideia de internacionalização do cinema brasileiro na ordem do dia: o Oscar ("Ainda Estou Aqui"), o Urso de Prata em Berlim ("O Último Azul") e duas Palmas em Cannes ("O Agente Secreto"). O discurso em torno da necessidade e da possibilidade de internacionalização não tem, porém, nada de novo. Nutrido pelo prêmio recebido em Cannes por "O Pagador de Promessas" (1962), esse sonho ganhou forma nos anos 1960 e nunca mais saiu do horizonte. Por que, então, a “tal da internacionalização” nunca se efetiva de fato, deixando de ser algo pontual para se tornar perene? Que cara deve ter hoje, e a que serve, essa busca pela conquista do mercado externo?
20h – Mesa: Prêmio Cabíria
O Prêmio Cabíria de Roteiro chega à sua 10ª edição, celebrando uma década de incentivo à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas e atrás das câmeras. Nesta edição comemorativa, a cerimônia de premiação acontece dentro da programação do Encontro.
SEXTA, 24 DE OUTUBRO
9h30 – Welcome coffee – Barry Company
10h30 – Mesa 6 – SPCINE
11h45 – Mesa 7 – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de Estado de São Paulo apresenta
11h – Mapeamento Animação no Brasil: o que revelam os dados sobre o desenvolvimento do setor?
Neste encontro serão apresentados os resultados do estudo da cadeia produtiva da animação no Brasil. Por meio de um diagnóstico setorial e de dados, a pesquisa, que teve 536 respondentes, identificou perspectivas e gargalos; técnicas, serviços, processos e infraestrutura; e a participação da animação nos mercados nacional e internacional.
11h-13h30 – Encontros one-to-one
13h – Mesa 8 – Andai apresenta - Distribuição em falta: Investimento em distribuição e exibição e a criatividade desses agentes num ambiente de escassez
A mesa será dedicada a problematizar a escassez histórica e estrutural de investimentos na distribuição e exibição de filmes brasileiros, tanto independentes como autorais. Os participantes irão abordar casos exemplares, mesmo que isolados, codistribuições, projetos/ selos e o modelo de coinvestimento que vem sendo feito por fundos de investimento privado. Eles também irão refletir sobre políticas públicas perenes e previsíveis (como a real dotação do FSA), alianças estratégicas locais (gestões municipais como SPCine), redes de exibição comunitária e modelos de cooperação com retorno financeiro sustentável.
13h – Fórum de Festivais 2
Visualidades e recepção do cinema brasileiro; as dimensões da experiência social, cultural e econômica do setor de mostras e festivais no Brasil. Um setor na fronteira do ecossistema audiovisual.
14h-17h30 – Encontros one-to-one
14h – Bate Papo Internacional +Mulheres
14h15 – Mesa 9 – Conspiração apresenta - Cinebiografias: A arte de contar vidas na tela
Como transportar a essência de uma vida para a tela? Esta mesa propõe um mergulho na fascinante e complexa arte das cinebiografias. Do mito à realidade, da glória ao desafio, como a indústria audiovisual brasileira tem lidado com a tarefa de contar as histórias de figuras que moldaram nossa cultura e história. Com a participação de nomes que são referência no gênero, a mesa vai discutir os bastidores da criação, produção e direção de biografias: Clarisse Goulart, diretora executiva de desenvolvimento de projetos da Conspiração, Eduardo Albergaria, diretor de “Nosso Sonho”, Esmir Filho, diretor do sucesso "Homem com H"; e Dandara Ferreira, diretora de “Meu Nome é Gal". Mediação de Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração.
15h – Lançamento do livro "O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema", de Sérgio Alpendre
15h30 – Mesa 10 – Petrobras e Vitrine Filmes apresentam - Conectando novos públicos: Curadoria e Formação
A Sessão Vitrine Petrobras completa 15 anos conectando o cinema autoral a múltiplas gerações. A 6ª edição do Vitrine Lab consolida esse espaço, desenvolvendo profissionais voltados a novas audiências. Discutiremos como essa trajetória vem transformando o lançamento comercial de filmes independentes em experiências culturais.
16h – Bate Papo Nacional +Mulheres
16h45 – Fórum de Animação: Animação independente: Um sonho possível
A animação independente Ibero-Americana vive um momento de enorme vitalidade. Neste painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional.
16h45 – Café da tarde Sony
17h – Lançamento do livro "Cinemarden vai ao Oscar", de Marden Machado
17h15 – Mesa 11 – Sony apresenta
18h30 – Fórum 3: A lei manda descentralizar e democratizar. Mas será preciso pulverizar?
No último edital do Prodecine, linha de financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foram inscritos 1,3 mil projetos. Desse total, mil tinham como proponentes produtoras que estão estreando ou que fizeram um filme. Em 2023, o FSA realizou 425 contratações de projetos, mobilizando R$ 534 milhões – uma média de orçamento de R$ 1,2 milhão por projeto. Esses números mostram que a descentralização de recursos, prevista em lei e fundamental para a diversidade da produção, tem sido acompanhada de um outro fenômeno: a pulverização. Ao mesmo tempo, embora haja 12 mil produtoras registradas na Ancine, até o fim do primeiro semestre deste ano, cinco filmes responderam por 91% da renda do cinema brasileiro.
SÁBADO, 25 DE OUTUBRO
10h – Welcome coffee – Portugal Film Commission
10h-13h30 – Da Palavra à Imagem – Pitching Editoras
10h - Workshop +Mulheres - Coprodução Internacional
11h-13h30 – Encontros one-to-one
11h – Mesa 12 – Masterclass Coala de Animação
O animador Félix Dufour-Laperrière apresentará sua trajetória na animação e abrirá espaço para perguntas do público. A sessão visa compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre a carreira no campo da animação.
12h15 – Mesa 13 - Da Palavra à Imagem: Globo apresenta “Enterre Seus Mortos”: Entre a página e a tela
A mesa discute a adaptação de “Enterre Seus Mortos”, explorando os desafios de traduzir a obra literária para o cinema, as escolhas estéticas da direção e a criação de atmosferas de suspense, terror e inquietação.
13h30 – Mesa 14 – Sesc apresenta – Cinema expandido: Cinema para além da exibição
A partir da ideia de cinema expandido, o Sesc SP realiza exibições, mostras, festivais, encontros, cursos e oficinas nas suas 45 unidades e no Sesc Digital, compreendendo o cinema além da apreciação. As atividades apresentam diversidade de temáticas e estilos, mas também compreendem as narrativas pelo seu potencial para pensar a sociedade e suas questões.
14h – Da Palavra à Imagem - Conspiração apresenta – O encontro entre a literatura infantojuvenil e a linguagem do cinema
A literatura infantojuvenil brasileira tem produzido personagens, universos e histórias que atravessam gerações, conquistando leitores e espectadores nas telonas. Nesta mesa, vamos discutir os desafios e encantos do processo de adaptação de livros para o audiovisual, explorando como manter a essência das obras originais e, ao mesmo tempo, criar narrativas cinematográficas capazes de dialogar com o público contemporâneo. Participam da conversa: Ray Tavares, escritora e roteirista do filme "Quinze Dias"; Rodrigo Van Der Put, diretor de "O Diário de Pilar na Amazônia"; e Fernando Fraiha, diretor de "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa". A mediação será conduzida por Juliana Capelini, Diretora Executiva da Conspiração e produtora dos filmes DPA e “O Diário de Pilar na Amazônia”. Uma reflexão sobre literatura, cinema e infância — e sobre como essas linguagens se encontram para formar o imaginário de jovens e crianças.
14h-17h30 – Encontros one-to-one
14h45 – Mesa 15 - Da Palavra à Imagem – Netflix apresenta – “O Filho de Mil Homens” – Do livro à tela
Nesta mesa, os participantes discutem a adaptação de um dos romances mais aclamados do escritor Valter Hugo Mãe, que tem sua estreia mundial na Mostra de São Paulo. No centro da conversa, o desafio de traduzir para a tela a profundidade de uma obra marcante, mostrando como a união entre cinema e literatura amplia os limites da narrativa.
15h – Lançamento dos livros Animação brasileira: 100 filmes essenciais, de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva; e A Crítica de Cinema no Brasil: Pensamentos do Século XXI, de Euller Felix Silva
15h10 – Da Palavra à Imagem: Pitching de Livros Infantis
15h30 – Mesa 16 – Aquarius apresenta
Bate-papo seguido da exibição do filme “Ser Feliz por Nenhum Motivo”
16h – +Mulheres apresenta: Oportunidades de internacionalização no mercado asiático
De olho no crescimento do mercado asiático e de suas conexões com outros países emergentes, o +Mulheres apresenta a mesa Cruzando fronteira, que trará uma conversa sobre a potência desse audiovisual que, depois de muito crescer localmente, revela-se promissor também para o estabelecimento de negócios com o Brasil.
17h15 – Mesa 18 – Embratur apresenta – Turismo de tela: Audiovisual promovendo destinos
O turismo de locação atrai visitantes que buscam os cenários e as histórias de novelas, filmes ou séries. Em todo o mundo, secretarias de turismo, agências de promoção e film commissions trabalham para aproximar os setores de turismo e audiovisual, criando roteiros temáticos e destacando os benefícios dessa conexão. Em Madri, por exemplo, existe um mapa dos filmes de Almodóvar que permite percorrer a cidade e descobrir os lugares que ele transformou em cenário.
17h40 – Lançamento do livro "O Cinema em A Paixão segundo GH", com organização de Ilana Feldman
18h30 – Fórum 4: Presente e Futuro: os paradoxos da Inteligência Artificial tomam a tela
A Inteligência Artificial se estabeleceu como uma força disruptiva da sociedade, em geral, e da indústria audiovisual, em particular. Ao mesmo tempo que se apresenta como uma ferramenta de inovação, a inteligência generativa carrega ameaças e dilemas ainda não bem compreendidos. A mesa se propõe a ir além do fascínio tecnológico e olhar para questões como autoria, criatividade, propriedade intelectual, relações de trabalho e impactos econômicos. Como, afinal, a arte se reinventará na era do chamado capitalismo cognitivo?
20h – Premiação WIP (Work in Progress) – São Paulo x Londres: Conectando cidades, festivais de cinema e mercados audiovisuais
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia a 1ª edição do programa Works-in-Progress (WIP), uma iniciativa dedicada a apoiar a circulação de longas-metragens brasileiros em fase de finalização. O programa oferece uma plataforma para que cineastas apresentem seus projetos a profissionais da indústria audiovisual, incluindo distribuidores, programadores de festivais e agentes de vendas internacionais presentes no 5o Encontro de Ideais Audiovisuais.
21h – Masterclass de Encerramento – Valter Hugo Mãe
Na masterclass gratuita, Hugo Mãe e o cineasta Miguel Gonçalves Mendes conversam sobre o documentário “De Lugar Nenhum”, que Miguel dedicou à vida e obra do escritor, destaque da programação da 49a Mostra. O papo terá a participação da cartunista Laerte e de Roberta Martinelli, apresentadora do programa “Cultura Livre” (TV Cultura).
V Encontro de Ideias Audiovisuais
22 a 25 de outubro (quarta a sábado)
Horário: quarta das 19h às 22h; quinta a sábado das 10h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo - SP)
Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)