Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª Mostra

Veja como foi a masterclass de Valter Hugo Mãe na 49ª Mostra; conversa aconteceu após a exibição do documentário "De Lugar Nenhum"

11/11/2025

Juri da 48ª Mostra

Uma das figuras mais singulares da literatura e das artes contemporâneas de língua portuguesa, Valter Hugo Mãe construiu uma trajetória marcada pela sensibilidade, pela experimentação e pela delicadeza com que aborda o humano em todas as suas contradições. Além de assinar a arte do pôster desta edição, o autor foi celebrado na programação da 49ª Mostra com a exibição de filmes sobre sua obra e a realização de uma masterclass.

No dia 25 de outubro, o escritor participou de uma masterclass na Sala Petrobras na Mostra, na Cinemateca Brasileira, após a exibição do filme “De Lugar Nenhum”, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes. Na masterclass que encerrou o V Encontro de Ideias Audiovisuais, participaram, além de Valter Hugo Mãe e Miguel Gonçalves Mendes, a cartunista Laerte Coutinho e a apresentadora Roberta Martinelli. 

Confira abaixo a masterclass na íntegra

O documentário “De Lugar Nenhum”, filmado ao longo de sete anos, acompanha Valter Hugo Mãe na escrita do seu romance “A Desumanização” — entre viagens pela Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau. O longa é uma meditação visual sobre solidão, perda e pertencimento, com participações da cartunista Laerte Coutinho e do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, mentor de bandas como Sigur Ros e Bjork.

O filme integra o projeto “O Sentido da Vida”, no qual o diretor Miguel Gonçalves Mendes trabalha há mais de uma década — um conjunto de nove longas-metragens que assentam num caleidoscópio de figuras contemporâneas, em que o realizador nos convida a refletir sobre o que faz de nós, humanos, seres singulares.