18/10/2025
Foto: “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende
Reafirmando seu papel como um dos principais palcos de lançamento do cinema nacional, a 49ª Mostra apresentou em sua programação mais de 20 títulos brasileiros que fizeram suas estreias mundiais no festival. São documentários, ficções, animações, séries e obras para as crianças que destacam a diversidade de linguagens e temáticas do audiovisual feito no país.
Dentro da Mostra Brasil, foi possível conferir as primeiras exibições de documentários como “A Vida de Vlado - 50 Anos do Caso Herzog”, filme de Simão Scholz sobre os 50 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado dentro das dependências do DOI-CODI; “Amazônia Oktoberfesta”, obra de Sérgio Oliveira e Felipe Drehmer que retrata um projeto de desenvolvimento iniciado no Brasil em plena ditadura militar nos anos 1970.; e "Amora", de Ana Petta. Ficções como “Aurora 15”, de José Eduardo Belmonte, e “Terra Devastada”, de Frederico Machado também estão presentes na seção.
Dentro da Competição de Novos Diretores foram vistos pela primeira vez o documentário “Copinha”, de Joaquim Salles, a animação “Revoada - Versão Steampunk”, de Ducca Rios, e as ficções “Eclipse”, de Djin Sganzerla, e “Labirinto dos Garotos Perdidos”, de Matheus Marchetti.
Também ocorreu a exibição de longas como “Mauricio de Sousa - O Filme”, de Pedro Vasconcelos, sobre um dos mais importantes quadrinistas do Brasil – homenageado com o Prêmio Leon Cakoff nesta edição da Mostra.
Dois filmes que dialogam com a produção do autor português Valter Hugo Mãe também fizeram parte da programação: “O Filho de Mil Homens”, dirigido por Daniel Rezende, e a coprodução portuguesa “De Lugar Nenhum”, realizado por Miguel Gonçalves Mendes. Também foram exibidas dentro da Mostra em Série: “Choque de Cultura - A Série”, de Fernando Fraiha, “Lona Preta”, de Francisco Garcia e Renato Ciasca, e “Primavera nos Dentes – A História do Secos e Molhados”, de Miguel de Almeida.
Para as crianças, a 2ª Mostrinha exibiu em primeira mão os títulos “D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion”, de Mauro Lima, “Colegas e o Herdeiro”, de Marcelo Galvão, e “O Diário de Pilar na Amazônia”, de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put.
Conheça as produções brasileiras que fizeram suas estreias mundiais na 49ª Mostra.
"A Vida de Vlado - 50 Anos do Caso Herzog", de Simão Scholz
"Alma Errante - Hibakusha", de Joel Yamaji
"Amazônia Oktoberfesta", de Sérgio Oliveira e Felipe Drehmer
"Amora", de Ana Petta
"Aurora 15", de José Eduardo Belmonte
"Choque de Cultura - A Série", de Fernando Fraiha
"Colegas e o Herdeiro", de Marcelo Galvão
"Copinha", de Joaquim Salles
"De Lugar Nenhum", de Miguel Gonçalves Mendes
"D.P.A. 4 - O Fantástico Reino de Ondion", de Mauro Lima
"Eclipse", de Djin Sganzerla
"Labirinto dos Garotos Perdidos", de Matheus Marchetti
"Lona Preta", de Francisco Garcia, Renato Ciasca
"Mauricio de Sousa - O Filme", de Pedro Vasconcelos
"O Diário de Pilar na Amazônia", de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put
"O Filho de Mil Homens", de Daniel Rezende
"Primavera nos Dentes – A história do Secos e Molhados", de Miguel de Almeida
"Revoada - Versão Steampunk", de Ducca Rios
"Terra Devastada", de Frederico Machado
"Um Espaço que se Move", de Cristiano Burlan