10/10/2025
Em sua 49ª edição, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo continua a lançar um olhar cuidadoso sobre a temática LGBTQIA+, com filmes nacionais e internacionais que abordam múltiplas questões e experiências por meio de múltiplas perspectivas e contextos.
As obras selecionadas nesta edição vêm de países como Brasil, Japão, Reino Unido, França, Irã, Islândia e Sérvia — muitos deles foram exibidos em festivais internacionais.
Presentes em quase todas as seções da Mostra — Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional e Mostra Brasil —, os longas-metragens não abordam apenas relacionamentos homoafetivos, como também retratam personagens assexuais e transexuais sob diferentes abordagens e dilemas.
Entre eles, a seleção da Mostra traz filmes premiados que tratam da temática LGBTQIA+. “A Irmã Mais Nova”, de Hafsia Herzi, venceu a Palma Queer no Festival de Cannes.
Já o mexicano “No Caminho”, de David Pablos, foi consagrado com o Leão Queer no Festival de Veneza, enquanto “Se Tiver Medo, Coloque o Coração na Boca e Sorria”, de Marie Luise Lehner, levou o prêmio Teddy Especial do Júri no Festival de Berlim.
A Mostra também terá um prêmio sobre o tema. O 1º Prêmio Prisma Queer é uma premiação independente abrigada na Mostra que visa celebrar, visibilizar e fomentar a produção audiovisual LGBTQIA+ no Brasil e no mundo.
Clique aqui e confira a lista completa desses filmes selecionando a tag "LGBTQIA+".