Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª mostra

Mostra apresenta um panorama de produções e coproduções contemporâneas britânicas; conheça os filmes

07/10/2025

Juri da 48ª Mostra

Na programação da Mostra deste ano, os filmes britânicos têm um lugar de destaque. No Ano Cultural Brasil/Reino-Unido 2025-26, a 49ª Mostra apresenta 25 filmes dentro de um panorama multifacetado de produções e coproduções contemporâneas britânicas.

Entre eles estão "A História do Som", de Oliver Hermanus, "Bugonia", de Yorgos Lanthimos, "The Choral", de Nicholas Hytner, e "Mare’s Nest", do documentarista experimental Ben Rivers.

O destaque aos novos diretores reúne obras premiadas em grandes festivais. "Urchin", de Harris Dickinson, premiado na seção Um Certo Olhar de Cannes; "Christy", de Brendan Canty, venceu o Grande Prêmio da seção Generation 14plus, "Círculo Reto", de Oscar Hudson, que recebeu o Grande Prêmio da Semana Internacional da Crítica de Veneza, e "Ish", de Imran Perretta, que conquistou o prêmio do público na mesma seção paralela. Também integram esse grupo "Madre Vera", de Cécile Embleton e Alys Tomlinson, eleito melhor documentário no Festival de Londres; a estreia na direção do ator James McAvoy, "California Schemin’", "Retiro", de Ted Evans; e o novo trabalho de Mark Jenkin, "Rose of Nevada".

Já entre os filmes de viés temático e social, aparecem obras que abordam questões identitárias e sociopolíticas, como "A Sombra do Meu Pai", de Akinola Davies Jr., menção honrosa do júri da Caméra d’Or em Cannes, "Cartum", de Anas Saeed, Rawia Alhag, Ibrahim Snoopy, Timeea Mohamed Ahmed e Phil Cox, que retrata o conturbado momento do Sudão, "Cielo", de Alberto Sciamma, coprodução com a Bolívia, e "Palestina 36", de Annemarie Jacir, uma radiografia histórica das origens contemporâneas da região. "Sonhadoras", de Joy Gharoro-Akpojotor, e "Noivas", de Nadia Fall, apresentado em Sundance, fazem um retrato da condição feminina em meio a delicados dilemas migratórios.

Completam o recorte produções que refletem sobre o próprio cinema como meio e linguagem, como "Nova ’78", de Aaron Brookner e Rodrigo Areias — coprodução portuguesa que revisita a contracultura dos anos 1970 a partir de imagens inéditas da lendária Nova Convention, "Filmar ou Morrer", de Lúcia Nagib, ensaio cinematográfico que investiga como os filmes nascem de outros filmes e se tornam questão de vida ou morte para cineastas, e "Broken English", de Jane Pollard e Iain Forsyth, sobre a cantora e compositora Marianne Faithfull, falecida em janeiro deste ano.

Já os curtas "Dia do Caranguejo", de Ross Stringer, "Ilha da Calamidade", de David Johnson, "Sua Montanha Te Espera", de Hannah Jacobs, e "Vigília Noturna", de John Stevensonn e Aiesha Penwarden, integram a programação da 2ª Mostrinha.

A Mostra também participou da abertura do Ano Cultural Brasil–Reino Unido com a exibição do clássico do cinema mudo "O Inquilino" ("The Lodger", 1927), de Alfred Hitchcock, na Sala São Paulo, que aconteceu no dia 5 de outubro. A trilha sonora do filme, composta por Neil Brand, foi interpretada ao vivo pela Orquestra Brasil Jazz Sinfônica.

 

Foco Reino Unido

 

A História do Som (The History of Sound), de Oliver Hermanus (EUA, Reino Unido, Itália)

A Sombra do Meu Pai (My Father's Shadow), de Akinola Davies Jr. (Reino Unido, Nigéria)

Broken English (Broken English), de Jane Pollard, Iain Forsyth (Reino Unido)

Bugonia (Bugonia), de Yorgos Lanthimos (EUA, Reino Unido)

California Schemin' (California Schemin'), de James McAvoy (Reino Unido, EUA)

Cartum (Khartoum), de Anas Saeed, Rawia Alhag, Ibrahim Snoopy, Timeea Mohamed Ahmed, Phil Cox (Sudão, Reino Unido, Alemanha, Catar)

Christy (Christy), de Brendan Canty (Irlanda, Reino Unido)

Cielo (Cielo), de Alberto Sciamma (Bolívia, Reino Unido)

Círculo Reto (Straight Circle), de Oscar Hudson (Reino Unido, África do Sul)

Filmar ou Morrer (Films to Die For), de Lúcia Nagib (Reino Unido)

Ish (Ish), de Imran Perretta (Reino Unido)

Madre Vera (Mother Vera), de Cécile Embleton, Alys Tomlinson (Reino Unido)

Mare's Nest (Mare’s Nest) Ben Rivers (Reino Unido, França, Canadá)

Noivas (Brides), de Nadia Fall (Reino Unido, Itália)

Nova '78 (Nova '78), de Aaron Brookner, Rodrigo Areias (Reino Unido, Portugal)

Palestina 36 (Palestine 36), de Annemarie Jacir (Palestina, Reino Unido, França, Dinamarca)

Retiro (Retreat), de Ted Evans (Reino Unido)   

Rose of Nevada (Rose of Nevada), de Mark Jenkin (Reino Unido)

Sonhadoras (Dreamers), de Joy Gharoro-Akpojotor (Reino Unido)  

The Choral (The Choral), de Nicholas Hytner (Reino Unido)

Urchin (Urchin), de Harris Dickinson (Reino Unido)

Mostrinha:

Dia do Caranguejo (Crab Day), de Ross Stringer (Reino Unido)

Ilha da Calamidade (Calamity Island), de David Johnson (Reino Unido)

Sua Montanha Te Espera (Your Mountain Is Waiting), de Hannah Jacobs (Reino Unido)

Vigília Noturna (Middle Watch), de John Stevensonn, Aiesha Penwarden (Reino Unido)