15/10/2025
Nome fundamental do cinema norte-americano da virada do século, Charlie Kaufman soube como poucos traduzir em seus filmes questões como memória, identidades, desejos, e o próprio cinema em narrativas e metanarrativas tão complexas quanto singelas.
Homenageado na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com o Prêmio Leon Cakoff, o cineasta está presente na programação do evento e participa de uma conversa com o público no dia 22 de outubro, quarta-feira, às 20h30, na abertura do V Encontro de Ideias Audiovisuais.
O evento acontece na Sala Petrobras na Mostra, na Cinemateca Brasileira, antes da sessão conjunta do longa de animação "Anomalisa" (2015) e do curta-metragem “Como Fotografar um Fantasma” e também contará com a presença da poeta, autora e roteirista Eva H.D. A participação na conversa está vinculada ao ingresso da sessão.
“Anomalisa” acompanha Michael Stone, marido, pai e autor respeitado que está paralisado pela banalidade de sua vida. Em uma viagem de negócios, ele conhece Lisa Hesselman, uma representante de vendas sem muitas habilidades sociais, que pode ser ou não o amor de sua vida. O filme venceu o Grande Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza de 2015.
Como parte da homenagem, a Mostra também apresenta seu mais recente trabalho, o curta-metragem “Como Fotografar um Fantasma”, exibido no Festival de Veneza. Na trama, dois jovens recém-falecidos se encontram nas ruas de Atenas, na Grécia. Lá, eles deambulam em meio à pulsação da cidade e aos fantasmas da história.
Em sua trajetória, Kaufman escreveu vários roteiros premiados, incluindo "Quero Ser John Malkovich" (1999), "A Natureza Quase Humana" (2001), "Adaptação" (2002), "Confissões de uma Mente Perigosa" (2002) e "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004), pelo qual venceu o Oscar de melhor roteiro original. Além dos filmes em exibição na Mostra, dirigiu também "Sinédoque, Nova Iorque" (2008) e "Estou Pensando em Acabar com Tudo" (2020).
Conversa com Charlie Kaufman
Quarta-feira, 22 de outubro
A conversa acontence às 20h30, antes da sessão de "Anomalisa" e "Como Fotografar um Fantasma", que serão exibidos às 21h30.
A participação no evento está vinculada ao ingresso do filme.
Sala Petrobras na Mostra – Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino)