Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª mostra

Agenda 49ª Mostra: veja a programação de eventos e sessões com a presença de realizadores desta quinta (16)

15/10/2025

Juri da 48ª Mostra

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo dá início à programação da sua 49ª edição nesta quinta (16), e uma série de exibições e eventos especiais tomam conta de salas de cinema e espaços culturais espalhados pela capital paulista que recebem as ações do evento até o dia 30 de outubro. 

A 2ª Mostrinha, com obras dedicadas a crianças e jovens, também dá a largada em sua programação. A abertura acontece às 15h, na Sala São Paulo, com a exibição da produção brasileira "O Diário de Pilar na Amazônia", de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, que faz sua estreia mundial na Mostra. A sessão contará com a presença dos realizadores, elenco e equipe do filme. 

Para quem quiser continuar curtindo a Mostrinha, a partir das 19h o Museu da Língua Portuguesa exibe um programa de curtas de animação do Reino Unido e de Portugal. As apresentações no museu tem entrada gratuita e seguem até sábado (18). Saiba mais aqui.

A programação do primeiro dia da Mostra também inclui uma masterclass. A Sala Petrobras na Mostra, na Cinemateca Brasileira, recebe, às 16h30, a masterclass gratuita “Direção de Arte, uma Linguagem”, que promove o encontro entre Vera Hamburger e Daniela Thomas e celebra a publicação da segunda edição do livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”. O evento é realizado em parceria com a Brada, coletivo de mulheres diretoras de arte do Brasil.

Mais tarde, às 18h, a Sala Petrobras na Mostra recebe a sessão conjunta dos filmes que abriram a 49ª Mostra:  "Sirât" e "Como Fotografar um Fantasma". A sessão contará com as atrizes Jade Oukid e Stefania Gadda, de "Sirât", e o diretor Charlie Kaufman e a roteirista Eva H.D., de “Como Fotografar um Fantasma”

As 20h50, também na Sala Petrobras na Mostra, acontece a exibição de “Frankenstein”, do mexicano Guillermo del Toro. Releitura do romance clássico de Mary Shelley pelo cineasta, o longa foi exibido na competição do Festival de Veneza, e faz sua estreia no Brasil na programação da Mostra

 

Confira também as sessões com a presença dos realizadores ou da equipe dos filmes

 

17h45 - "Rebelião Silenciosa" | IMS Paulista

Com a atriz Lila Gueneau 

18h - "Sirât" e "Como Fotografar um Fantasma" | Sala Petrobras na Mostra (Cinemateca Brasileira)

Com as atrizes Jade Oukid e Stefania Gadda, de "Sirât", e o diretor Charlie Kaufman e a roteirista Eva H.D., de “Como Fotografar um Fantasma”

19h20 - "Nosotros" | Espaço Petrobras de Cinema - Sala 2

Com a diretora Helena Taberna 

19h30 - "Copinha" | Espaço Petrobras de Cinema - Sala 1

Com o diretor Joaquim Salles e o produtor Raphael Bottino 

20h10 - "Satisfação" | IMS Paulista

Com a diretora Alex Burunova e o produtor Rafael Thomaseto

20h30 - "As Vitrines" | CineSesc

Com a diretora Flávia Castro e o produtor Marcello Ludwig Maia

21h20 - "O Pai e o Pajé" | Reserva Cultural - Sala 1

Com os codiretores Felipe Tomazelli e Luís Villaça

21h30 - "Amora" | Espaço Petrobras de Cinema - Sala 1

Com a diretora Ana Petta