Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª Mostra

V Encontro de Ideias Audiovisuais começa nesta quarta na Cinemateca; confira todas as mesas de Mercado

21/10/2025

Juri da 48ª Mostra

Pelo quinto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo promove o Encontro de Ideias Audiovisuais, um grande encontro do mercado audiovisual para a discussão de ideias e formulação de novos projetos. O evento acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira e está estruturado em três pilares: MercadoFórum e Da Palavra à Imagem.

São quatro dias intensos e 46 horas de programação com mesas, debates, painéis, encontros, lançamentos de livros, mentorias e reuniões one-to-one. Os cerca de 75 eventos contam com a participação de mais de 130 convidados, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo convidados da Mostra.

Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. Mas é importante lembrar que as mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar.

A programação do Mercado é pensada para trazer visibilidade a temas importantes e atuais do mundo do audiovisual. É patrocinada pelos seus principais agentes e reúne os diversos players do mercado, entre produtores, exibidores, distribuidores, plataformas de streaming e entidades do poder público. Haverá ainda toda uma programação dedicada ao universo da animação.

A programação do V Encontro acontece na Cinemateca Brasileira, nas salas de cinema Oscarito e Grande Otelo e seus respectivos foyers, e na Sala Petrobras, exclusivamente montada para a Mostra. No espaço do Jardim, será montado o Palco de Encontros, para discussões e eventos de networking.

Criado por Renata de Almeida e coordenado por Cris Guzzi, o V Encontro conta ainda com a coordenação de Ana Paula Sousa no Fórum, e de Denise Gomes em Da Palavra à Imagem.

Confira a programação completa clicando aqui

CONSULTE O CATÁLOGO DO V ENCONTRO

 

Confira abaixo a programação completa dos eventos de Mercado do V Encontro:

 

Quinta 23/10

 

11h – Mesa – Coração da Selva apresenta – Inteligência Artificial na Educação e no Trabalho - Sala Oscarito

Com a mediação de Débora Ivanov, Janaína Augustin e Geórgia Costa Araújo debatem tendências de aplicação da Inteligência Artificial na estruturação do conhecimento, seja de ordem pessoal ou profissional. Este painel é uma parceria do CineHub com o Instituto +Mulheres. Conectando o cinema com o futuro.

Com Janaína Augustín, Geórgia Costa Araújo e Débora Ivanov

 

12h15 – Mesa – ABRA e Projeto Paradiso apresentam: Clima em Cena:  A emergência climática em filmes de ficção brasileiros - Sala Oscarito

A Associação Brasileira de Autores Roteiristas apresenta pesquisa inédita sobre a frequência e características de narrativas climáticas e ambientais em filmes de ficção nacionais, no contexto da COP 30, Conferência Mundial sobre o Clima, que ocorre em novembro em Belém. Um retrato e um convite à reflexão a partir de análise sobre uma seleção de 33 filmes nacionais.

Com Fabiana Leite, Gisele Mirabai e Vinícius Reis; mediação de Rachel do Valle

 

13h30 – Mesa – DOC Canal Brasil apresenta: Caminhos Contemporâneos do Documentário Brasileiro - Sala Oscarito

O Canal Brasil lança este ano um novo canal de streaming dedicado exclusivamente ao documentário brasileiro. Com curadoria sensível e criteriosa construída ao longo de 27 anos, o DOC Canal Brasil chega ao mercado com a missão de ampliar o acesso e o debate sobre o gênero. Neste debate mediado por Marina Person, serão discutidos caminhos contemporâneos do documentário brasileiro — seus formatos, linguagens e possibilidades de distribuição. A proposta é refletir como o gênero tem se reinventado e como o Canal Brasil contribui para essa transformação.

Com Marina Pompeu (Canal Brasil), Renato Terra e Natasha Neri; mediação de Marina Person

 

14h45 – Mesa – TV Quase e Biônica Filmes apresentam: Choque de Cultura e Falha de Cobertura - Sala Oscarito

A TV Quase e a Biônica Filmes discutem caminhos e desafios de parcerias estratégicas com Choque de Cultura e Falha de Cobertura. Como a união de forças entre uma produtora consolidada e um grupo independente, pode potencializar a realização de filmes e séries e suas audiências.

Com Fernando Fraiha, Raul Chequer, Leandro Ramos e Daniel Furlan. Mediação de Barbara Sturm

 

16h – Mesa – Globo Filmes apresenta: Narrativas para Novas Gerações - O Futuro do Cinema Infanto-Juvenil - Sala Oscarito

Produtores discutem os desafios e potenciais do cinema infanto-juvenil, refletindo sobre narrativas que dialogam com novas gerações, diversidade cultural e o papel do audiovisual na formação de públicos em meio às transformações digitais.

Com Flavia Costa (Globo), Tiago Mello (Boutique Filmes) e Claudio Peralta (Conspiração); mediação de Janaína Tokitaka

 

Sexta 24/10

 

10h30 – Mesa – Spcine e convidados apresentam: A importância de instituições e fundos para a circulação mundial e fortalecimento do ecossistema do audiovisual - Sala Oscarito

O painel propõe uma reflexão sobre o papel estratégico das instituições e dos fundos de fomento na consolidação e internacionalização do audiovisual. Quatro profissionais com trajetórias diversas compartilham suas experiências sobre como políticas públicas, editais e programas de apoio são fundamentais para garantir a produção, a circulação global e a sustentabilidade do setor. A conversa destaca os desafios e conquistas na construção de um ecossistema audiovisual mais sólido, diverso e conectado ao cenário internacional.

Com Denitsa Yordanova (BFI), Tamara Tatishvili (Hubert Bals Fund), Malila Ohki (Spcine) e Fiona Pittaluga (Festival de José Ignacio, Uruguai); mediação de Rachel do Valle

 

11h – Mapeamento Animação no Brasil: o que revelam os dados sobre o desenvolvimento do setor? - Palco de Encontros

Neste encontro serão apresentados os resultados do estudo da cadeia produtiva da animação no Brasil. Por meio de um diagnóstico setorial e de dados, a pesquisa, que teve 536 respondentes, identificou perspectivas e gargalos; técnicas, serviços, processos e infraestrutura; e a participação da animação nos mercados nacional e internacional.

Apresentação: Alessandra Meleiro e Paulo Cidade. Convidados: Adriana Pinto (ABCA), Reynaldo Marchesini (ABRANIMA) e Cristianne Ly (Garotas do Motion)

 

13h – Mesa – Andai apresenta - Distribuição em falta: Investimento em distribuição e exibição e a criatividade desses agentes num ambiente de escassez - Sala Oscarito

A mesa será dedicada a problematizar a escassez histórica e estrutural de investimentos na distribuição e exibição de filmes brasileiros, tanto independentes como autorais. Os participantes irão abordar casos exemplares, mesmo que isolados, codistribuições, projetos/ selos e o modelo de coinvestimento que vem sendo feito por fundos de investimento privado. Eles também irão refletir sobre políticas públicas perenes e previsíveis (como a real dotação do FSA), alianças estratégicas locais (gestões municipais como SPCine), redes de exibição comunitária e modelos de cooperação com retorno financeiro sustentável.

Com Roberto Lima (Lira Filmes), Fabiana Trindade Machado (Ancine), Emiliano Zapatta e Adriana Rattes (Filmesdo Estação); mediação de Felipe Lopes (Retrato Filmes)

 

14h15 – Mesa – Conspiração apresenta - Cinebiografias: A arte de contar vidas na tela  - Sala Oscarito

Como transportar a essência de uma vida para a tela? Esta mesa propõe um mergulho na fascinante e complexa arte das cinebiografias. Do mito à realidade, da glória ao desafio, como a indústria audiovisual brasileira tem lidado com a tarefa de contar as histórias de figuras que moldaram nossa cultura e história.

Com a participação de nomes que são referência no gênero, a mesa vai discutir os bastidores da criação, produção e direção de biografias: Clarisse Goulart, diretora executiva de desenvolvimento de projetos da Conspiração, Eduardo Albergaria, diretor de “Nosso Sonho”, Esmir Filho, diretor do sucesso "Homem com H"; e  Dandara Ferreira, diretora de “Meu Nome é Gal". Mediação de Juliana Capelini, diretora-executiva da Conspiração.

Com Dandara Ferreira, Eduardo Albergaria, Clarisse Goulart e Esmir Filho; mediação de Juliana Capelini (Conspiração)

 

15h30 – Mesa – Petrobras e Vitrine Filmes apresentam - Conectando novos públicos: Curadoria e Formação - Sala Oscarito

A Sessão Vitrine Petrobras completa 15 anos conectando o cinema autoral a múltiplas gerações. A 6ª edição do Vitrine Lab consolida esse espaço, desenvolvendo profissionais voltados a novas audiências. Discutiremos como essa trajetória vem transformando o lançamento comercial de filmes independentes em experiências culturais.

Com Talita Arruda, Paula Gastaud e Letícia Friedrich

 

16h45 – Fórum de Animação: Animação independente: Um sonho possível - Sala Grande Otelo

A animação independente Ibero-Americana vive um momento de enorme vitalidade. Neste painel, figuras cujas trajetórias marcam o pulso da animação contemporânea se reúnem para discutir como é possível fazer animação autoral e independente com liberdade, superando desafios e alcançando impacto internacional.

Com Cesar Cabral (Brasil), Paola Becco (Argentina), David Doutel (Portugal), Vasco Sá (Portugal), Rosana Urbes (Brasil) e Celia Catunda (Brasil)

 

17h15 - Mesa Sony (informações a confirmar)

 

Sábado 25/10

 

11h – Mesa – Masterclass Coala de Animação - Sala Grande Otelo

O animador Félix Dufour-Laperrière apresentará sua trajetória na animação e abrirá espaço para perguntas do público. A sessão visa compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre a carreira no campo da animação.

 

11h45 - Mesa - Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas apresenta: O Estado de São Paulo e as Políticas Estratégicas para o Setor Audiovisual - Sala Oscarito

Os participantes irão debater sobre o papel estratégico das políticas públicas para o setor audiovisual. A conversa abordará ainda as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Estado de São Paulo para o setor, e o papel dos entes federados no estabelecimento de uma política coordenada no âmbito do pacto federativo.

Com Marcelo Henrique de Assis, secretário-executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; Viccenzo Carone, chefe de gabinete da pasta; e Daniela Busoli, fundadora e CEO da Formata Produções

 

13h30 – Mesa – Sesc apresenta – Cinema expandido: Cinema para além da exibição - Sala Grande Otelo

A partir da ideia de cinema expandido, o Sesc SP realiza exibições, mostras, festivais, encontros, cursos e oficinas nas suas 45 unidades e no Sesc Digital, compreendendo o cinema além da apreciação. As atividades apresentam diversidade de temáticas e estilos, mas também compreendem as narrativas pelo seu potencial para pensar a sociedade e suas questões.

Com Viviane Pistache (pesquisadora e roteirista), Fernanda Fava (Sesc Digital/Sesc TV), Sabrina Tenguan (Sesc SP) e Moara Zahra Yak (Cinesesc)

 

15h30 – Mesa – Aquarius apresenta: Os caminhos da meditação - Sala Grande Otelo

Qual a importância de parar em um mundo cada vez mais veloz? O cineasta Edu Felistoque, a instrutora de yoga Tati Cassiano e o ator Luciano Szafir conversam sobre a prática da meditação e seus benefícios. Inspirado pelo filme “Ser Feliz Sem Nenhum Motivo”, o bate-papo mostra que os caminhos da meditação podem ser acessíveis para todo mundo - até mesmo para quem nunca meditou.

Bate-papo seguido da exibição do filme “Ser Feliz por Nenhum Motivo”

Com Tati Cassiano, Luciano Szafir e Edu Felistoque. Participação especial: Fernanda Lima

 

17h15 – Mesa – Embratur apresenta – Turismo de tela: Audiovisual promovendo destinos  - Sala Oscarito

O turismo de locação atrai visitantes que buscam os cenários e as histórias de novelas, filmes ou séries. Em todo o mundo, secretarias de turismo, agências de promoção e film commissions trabalham para aproximar os setores de turismo e audiovisual, criando roteiros temáticos e destacando os benefícios dessa conexão. Em Madri, por exemplo, existe um mapa dos filmes de Almodóvar que permite percorrer a cidade e descobrir os lugares que ele transformou em cenário.

Com Mariana Polidoro (Netflix), Caio Gullane (Gullane) e Ary Scapin (SPcine); mediação de Chris Braga (Embratur)