Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª Mostra

Confira a programação da Sala Petrobras na Mostra, na área externa da Cinemateca Brasileira, desta quarta (29)

28/10/2025

Juri da 48ª Mostra

Foto: “Palestina 36”, de Annemarie Jacir

Pelo terceiro ano, a Mostra conta com uma programação especial na área externa da Cinemateca Brasileira. É a Sala Petrobras na Mostra, que vai abrigar exibições e sessões especiais, masterclasses, conversas com o público e parte da programação da 2ª Mostrinha. Os eventos e exibições no local seguem até o final da Mostra. 

A Sala Petrobras na Mostra também recebe títulos da 2ª Mostrinha, programa dedicado à infância e juventude, que serão gratuitos no local.

 

Confira a programação da Sala Petrobras na Mostra desta quarta (29)

A quarta-feira, 29 de outubro, começa com a exibição de “Galinha”, de György Pálfi, às 14h. No filme, exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, uma galinha foge de uma granja e encontra refúgio no pátio de um restaurante em ruínas. Ali, descobre o amor, enfrenta a hierarquia do galinheiro e luta para proteger seus ovos do ganancioso dono do lugar. Sua busca cômica, mas comovente, pela maternidade reflete os compromissos confusos e as lutas silenciosas da vida humana.

Na sequência, vindo da Índia e exibido no Festival de Cannes, será apresentado “Homebound”, Neeraj Ghaywan. O filme, que está entre os finalistas ao Troféu Bandeira Paulista, acompanha dois amigos de infância que vivem em um pequeno vilarejo. Eles sonham em conseguir um emprego na polícia, o que garantiria a eles a dignidade que há muito tempo lhes é negada. Mas, à medida que se aproximam de seu sonho, uma crescente desesperança ameaça o vínculo que os mantém unidos.

O novo trabalho de Annemarie Jacir, “Palestina 36”, retrata a luta de vilarejos palestinos contra o domínio colonial britânico na primeira metade do século 20. Neste contexto, Yusuf tenta construir sua vida para além dessa crescente agitação e se vê dividido entre sua casa na região rural e a inquietude de Jerusalém. Porém, com o aumento do número de imigrantes judeus fugindo do antissemitismo na Europa e a população palestina se unindo contra os 30 anos desse domínio colonial, tudo se encaminha em direção a um conflito inevitável, em um momento decisivo para o Império Britânico e o futuro de toda a região.

Às 21h30, “Dalloway”, de Yann Gozlan, acompanha uma escritora com bloqueio criativo que participa de uma conceituada residência artística que explora o que há de mais inovador na tecnologia. Lá, ela encontra apoio e até mesmo uma confidente em Dalloway, sua assistente virtual, que a ajuda a escrever. Porém, com o tempo, ela começa a se incomodar com a presença cada vez mais invasiva da IA, um mal-estar que se intensifica com as ideias conspiratórias propagadas por outro residente.

 

Confira a programação de quarta, 29 de outubro:

 

14h | “Galinha”, de György Pálfi (Alemanha, Grécia, Hungria)

16h15 | “Homebound”, de Neeraj Ghaywan (Índia)

19h | “Palestina 36”, de Annemarie Jacir (Palestina, Reino Unido, França, Dinamarca, Noruega, Catar, Arábia Saudita, Jordânia)

21h30 | “Dalloway”, de Yann Gozlan (França, Bélgica)

 

Fique por dentro da programação da 49ª Mostra

 

Sala Petrobras na Mostra

Cinemateca Brasileira (área externa): Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.

Capacidade: 600 lugares