13/10/2025
Pelo terceiro ano, a Mostra conta com uma programação especial na área externa da Cinemateca Brasileira. É a Sala Petrobras na Mostra, que vai abrigar exibições e sessões especiais, masterclasses, conversas com o público e parte da programação da 2ª Mostrinha. Os eventos e exibições no local começam na quinta (16), e seguem até o final da Mostra.
Com capacidade para 600 lugares, a Sala Petrobras na Mostra contará com uma programação dentro do V Encontro de Ideias Audiovisuais. No dia da abertura do evento, 22 de outubro, quarta-feira, terá a presença de Charlie Kaufman, em uma conversa no local. A mesa acontece antes da sessão do longa de animação "Anomalisa" (2015), dirigido por Kaufman e Duke Johnson. A participação na masterclass está vinculada ao ingresso da sessão. No dia 25, sábado, haverá um papo com o escritor Valter Hugo Mãe, a cartunista Laerte e o diretor Miguel Gonçalves Mendes, que falam sobre o documentário "De Lugar Nenhum" na masterclass gratuita de encerramento do Encontro de Ideias.
A Sala Petrobras na Mostra também recebe títulos da 2ª Mostrinha, programa dedicado à infância e juventude, que serão gratuitos no local.
Programação de quinta-feira, 16 de outubro
As primeiras apresentações na Sala Petrobras na Mostra acontecem nesta quinta (16).
Às 16h30, a masterclass gratuita “Direção de Arte, uma Linguagem”, promove o encontro entre Vera Hamburger e Daniela Thomas e celebra a publicação da segunda edição do livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”. A mesa abordará suas trajetórias pessoais e aspectos fundamentais da direção de arte, seu papel e abrangência no fazer cinema, assim como em outras áreas da cultura. Em seguida, haverá sessão de autógrafos. Para participar do evento, basta retirar o ingresso gratuito na Cinemateca. O evento da Mostra acontece em parceria com a Brada, coletivo de mulheres diretoras de arte do Brasil.
A programação das primeiras sessões começa às 18h, com a exibição conjunta do longa "Sirât", de Oliver Laxe, e do curta-metragem "Como Fotografar um Fantasma", de Charlie Kaufman.
Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes, "Sirât" acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.
Em "Como Fotografar um Fantasma", do diretor e roteirista Charlie Kaufman, cineasta homenageado com o Prêmio Leon Cakoff nesta edição da Mostra, dois jovens recém-falecidos se encontram nas ruas de Atenas, na Grécia. Lá, eles deambulam em meio à pulsação da cidade e aos fantasmas da história. Eles percorrem a cidade juntos, encontrando conforto na estranha beleza da existência e no que persiste depois dela.
Na sequência, acontece a apresentação do longa "Frankenstein", de Guillermo del Toro. Releitura do romance clássico de Mary Shelley pelo cineasta, “Frankenstein” foi exibido na competição do Festival de Veneza, e faz sua estreia no Brasil na programação da Mostra. Na trama, Victor Frankenstein, interpretado por Oscar Isaac, é um cientista brilhante e egocêntrico que dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso – que acaba levando à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação. A Mostra também apresenta "Cronos", outro filme de del Toro, em sua programação.
Confira a programação da Sala Petrobras na Mostra na quinta (16).
16h30 | Masterclass: “Direção de Arte, uma Linguagem”, com Vera Hamburger e Daniela Thomas
18h | "Sirât", de Oliver Laxe (Espanha, França) + "Como Fotografar um Fantasma", de Charlie Kaufman (EUA, Grécia)
20h50 | "Frankenstein", de Guillermo del Toro (EUA)
Fique por dentro da programação da 49ª Mostra.
Sala Petrobras na Mostra
Cinemateca Brasileira (área externa): Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino.
Capacidade: 600 lugares