Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>> Ministério da Cultura e Petrobras apresentam: 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo >>> DE 16 A 30/10 >>>

Jornal da Mostra / 49ª mostra

49ª Mostra exibe filmes no Museu da Língua Portuguesa com entrada gratuita; exibições começam nesta quinta (16)

13/10/2025

Juri da 48ª Mostra

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo irá apresentar, durante três dias, uma parte de sua programação no Museu da Língua Portuguesa. As apresentações são realizadas, mais um ano, em diálogo com o Luz na Tela, projeto mensal de cinema ao ar livre do museu, que tem curadoria do Soberano – Rua do Triunfo.

As sessões acontecem na quinta (16), sexta (17) e sábado (18), a partir das 19h, e ocorrerão no Auditório, que tem capacidade para 150 lugares. A entrada é gratuita e terá distribuição de pipoca e refrigerante.

O primeiro dia é dedicado a títulos de animação para toda a família: curtas-metragens do Reino Unido e de Portugal que fazem parte da 2ª Mostrinha serão exibidos em sequência. Entre eles está o britânico “Ilha da Calamidade”, de David Johnson. Nele, um incidente na vida de dois marinheiros náufragos faz com que eles fiquem presos em uma ilha tropical com um pinguim travesso. 

O cinema nacional é destaque nos dois últimos dias. Na sexta (17), tem a apresentação de “Copinha”, documentário de Joaquim Salles que retrata quem vive o futebol à margem dos grandes centros. O filme toca em temas como masculinidade, religião e a busca por fama nas redes sociais. 

O longa “Explode São Paulo, Gil”, de Maria Clara Escobar, encerra a programação no sábado (18). Híbrido entre documentário e ficção, o longa gira em torno de Gil, que sempre sonhou em ser cantora, mas trabalha como faxineira desde que se mudou para São Paulo. Maria Clara lhe propõe fazer um filme. Gil se torna famosa, elas explodem duas cidades e refletem sobre sonhos, trabalho e esquecimento. 

 

Confira a programação da 49ª Mostra no Museu da Língua Portuguesa.

 

QUINTA, 16 DE OUTUBRO

A partir das 19h

“Ilha da Calamidade”, de David Johnson (Reino Unido)

“O Menino e a Coruja”, de Mário Gajo de Carvalho (Portugal)

“A Cada Dia Que Passa”, de Emanuel Nevado (Portugal)

“Sequencial”, de Bruno Caetano (Portugal)

“Vigília Noturna”, de John Stevensonn, Aiesha Penwarden (Reino Unido)

“Sua Montanha Te Espera”, de Hannah Jacobs (Reino Unido)

“Dia do Caranguejo”, de Ross Stringer (Reino Unido)

 

SEXTA, 17 DE OUTUBRO

19h | “Copinha”, de Joaquim Salles (Brasil)

 

SÁBADO 18 DE OUTUBRO

19h | “Explode São Paulo, Gil”, de Maria Clara Escobar (Brasil, Portugal)  



Museu da Língua Portuguesa  

Praça da Luz, s/nº, Luz 

Entrada gratuita, com distribuição de refrigerante e pipoca.
Retirada de ingressos 1 hora antes da sessão.