03/11/2025
Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo mantém sua parceria com a Brada, coletivo de mulheres diretoras de arte do Brasil, ampliando o campo de discussão sobre a direção de arte cinematográfica para além dos profissionais de cinema.
No dia 16 de outubro, a Sala Petrobras na Mostra, na Cinemateca Brasileira, recebeu a masterclass gratuita “Direção de Arte, uma Linguagem”, que promoveu o encontro entre Vera Hamburger e Daniela Thomas e celebrou a publicação da segunda edição do livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”. A pauta da mesa abordou suas trajetórias pessoais e aspectos fundamentais da direção de arte, seu papel e abrangência no fazer cinema, assim como em outras áreas da cultura. Em seguida, ocorreu uma sessão de autógrafos.
Confira abaixo como foi a masterclass
Daniela Thomas é uma artista multidisciplinar: diretora de cinema e teatro, cenógrafa, diretora de arte, curadora, roteirista e dramaturga. Realizou o design de uma centena de cenários e expografias no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu inúmeros prêmios, inclusive a Triga de Ouro da Quadrienal de Cenografia de Praga, além do APCA pelo conjunto da obra e sete prêmios SHELL. Seus filmes foram selecionados para os festivais de Cannes, Veneza e Berlim. "Linha de Passe" conquistou o prêmio de melhor atuação para Sandra Corvelloni no Festival de Cannes. É produtora associada do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles. Daniela fez parte da direção e foi a cenógrafa da cerimônia de Abertura das Olimpíadas de 2016, e presentemente realizou o cenário da turnê "Tempo Rei", de Gilberto Gil.
Vera Hamburger é diretora de arte, autora, curadora, pesquisadora e educadora. Atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em cinema, teatro, dança, ópera e exposições, além de intensa atividade de pesquisa e ensino sobre a matéria. Arquiteta formada pela FAU-USP, mestre em artes cênicas e doutora em arquitetura, é autora do livro "Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro" (editora SENAC/SESC, 2014), que recebeu o Prêmio Jabuti em 2015, e curadora do site sobre a obra do arquiteto, cenógrafo e artista visual Flávio Império. Reúne premiações nacionais em todas as áreas em que atuou, além de reconhecimento internacional. É sócia da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e da AMPAS - Academy of Motion Picture Arts and Sciences.