Heimat 3.5 - Siga Me (2004)
Sobre o filme
1997. Sete anos depois da Queda do Muro, é tempo de um balanço das realizações sonhadas em 1989. Próximo dos 70 anos e sem filhos, Ernst dedica-se à criação de um museu em Goldbach, ao qual pretende legar sua notável coleção de pinturas expressionistas, e à amizade com o jovem Matko. O adolescente de 14 anos foi deixado em Schabbach, anos atrás, pela mãe iugoslava, que procurava protegê-lo da guerra que implodiu seu país. Matko poderia ser o filho que Ernst nunca teve, mas ele é retraído demais para acolher o rapaz.
Hermann e Clarissa recuperaram o afeto um pelo outro, a um duro preço. Agora, compartilham o sofrimento do tratamento do câncer dela, que acarreta uma infindável odisséia por terapias de risco e hospitais. A filha de Hermann, Lulu, que teve um filho do namorado Lutz, morto num acidente, vem morar com eles.
A prosperidade mudou drasticamente o ambiente da cidadezinha. O espírito comunitário cedeu lugar a uma visão individualista e voltada para o lucro. Nesse contexto, o projeto do museu de Ernst não encontra qualquer apoio. Ao contrário, a comunidade pretende impedi-lo a todo custo. A morte repentina de Ernst complica o cenário. Agora, seu sobrinho Hartmund, em grandes dificuldades financeiras, pretende vender os quadros para quitar suas dívidas. A tragédia também corta o caminho do jovem Matko.
ficha técnica
Título original:
Heimat 3.5 - Die Erben
Roteiro:
Edgar Reitz Thomas Brussig
Fotografia:
Thomas Mauch (1 a 4), Christian Reitz (5 e 6)
Elenco:
Henry Arnold, Salome Kammer, Michael Kausch, Matthias Kniesbeck, Christian Leonard, Constance Wetzel, Nicola Schössler, Uwe Steimle, Tom Quaas, Larissa Iwlewa, Peter Schneider, Heiko Senst, Julia Prochnow, Karen Hempel, Peter Götz