Heimat 3.1 - O Povo Mais Feliz Do Mundo (2004)
Sobre o filme
Na histórica noite de 9 de novembro de 1989, queda do Muro de Berlim, Hermann Simon e Clarissa Lichtblau reencontram-se por mero acaso. Cercados pela euforia das comemorações na Porta de Brandenburgo, marco da Berlim dividida e agora tomada por alemães dos dois lados, os ex-namorados abraçam-se. Há muitos anos sem se ver, colocam em dia os acontecimentos. Hermann tornou-se um maestro conhecido e Clarissa, uma respeitada cantora. Mas, no final de contas, levaram uma vida solitária longe um do outro, sempre em viagens de trabalho e sem tempo para formar relacionamentos estáveis. Num quarto de hotel, eles fazem amor, enquanto a televisão transmite as cenas de confraternização da Alemanha reunificada.
Dirigem, depois, pela estrada agora aberta em qualquer direção. Hermann adormece no banco do passageiro. Quando acorda, descobre que Clarissa o levou de volta à sua terra natal, Schabbach, que deixou para trás rumo a Munique, onde pensou realizar seus sonhos artísticos. Será a oportunidade de rever seus irmãos, Ernst e Anton, que permaneceram ali. Bem perto, numa encosta coberta de vinhas, fica a casa dos sonhos de Clarissa. É a casa Günderodde, antiga residência da poetisa romântica Caroline von Günderodde, onde agora a cantora quer viver com ele. Deixando de lado sua reserva inicial, Hermann concorda. E o novo casal contrata operários para começar a reforma de seu futuro lar, que está em ruínas.
ficha técnica
Título original:
Heimat 3.1 - Das Glückslichste Volk Der Welt
Roteiro:
Edgar Reitz Thomas Brussig
Fotografia:
Thomas Mauch (1 a 4), Christian Reitz (5 e 6)
Elenco:
Henry Arnold, Salome Kammer, Michael Kausch, Matthias Kniesbeck, Christian Leonard, Constance Wetzel, Nicola Schössler, Uwe Steimle, Tom Quaas, Larissa Iwlewa, Peter Schneider, Heiko Senst, Julia Prochnow, Karen Hempel, Peter Götz